Meditação - Um estilo de vida!

Vivemos rodeados de cobranças, deveres e responsabilidades; em uma caminhada de acertos e erros e que talvez uma atitude do passado fique martelando na cabeça, uma expectativa no futuro permanecendo em cobrança e o presente necessitando da sua ação. Tudo isso ocorre em pensamentos que te transportam do presente para o passado, do passado ao futuro, do futuro ao presente em questão de segundos, não importando a ordem.



      Ainda às vezes permanecendo longos períodos em ambos, e como você em corpo físico estará sempre no presente, dois tempos ou mais se unem em um único espaço, sendo o presente, aquele que está realmente acontecendo no momento e o passado e/ou futuro que está sendo visitado mentalmente. Consequentemente nos deparamos com uma mente saturada, um copo que está transbordando e adoecendo da alma ao corpo.

      Contudo, esse movimento mental, presente em todo ser humano, pode ser controlado, tornando a vida mais harmônica e leve. Para isso, se há uma grande prática, apesar de muitos desconhecerem ou não interpretarem de forma correta. Essa prática valiosa é a meditação.

      A meditação é uma prática muito simples e que pode ser realizada sem crenças, religiões ou gurus. Não são necessários rituais, objetos, local sagrado e etc. Ela é realmente simples e natural do ser humano, sendo a arte da respiração e tendo como segredo a concentração. Essa prática quando realizada contribui com o estado no aqui e agora do indivíduo, desacelerando os pensamentos e os fortalecendo no tempo presente.


Por que meditar?

       A concentração realizada através da meditação, permite pensamentos mais limpos, desacelerados e organizados. Com isso, conduz a um estado modificado da consciência, fazendo com que o praticante mantenha o seu equilíbrio interior, preservando a saúde e gerando uma vida mais leve.

     No organismo, pela maior concentração e vivência no presente, menos hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol, são liberados, ou evita que esses sejam liberados de maneira desacerbada. Diminui a ansiedade, a qual é consequência de pensamentos que estão fixos em preocupações e expectativas futuras, como também, diminui a frequência do batimento cardíaco e ajuda na circulação sanguínea. Diante disto, a meditação gera diversos benefícios, ajudando praticamente em todos os problemas emocionais, tendo efeitos psicológicos e fisiológicos, contribuindo na melhora da depressão, melhora do sono, da concentração, no desempenho nos estudos e no trabalho. Ainda, ocorre aumento da serotonina, hormônio ligado ao bem-estar, contribuindo para a sensação de paz interior, felicidade, maior satisfação e harmonia com o mundo.Todos aqueles que vivem podem meditar!



Caso você queira aprender como incluir essa prática tão benéfica em sua vida, entre em contato pelo e-mail barbara.corcelli@gmail.com

ou pelo telefone 11 9 5120 5264.

Aulas de meditação presencial ou online por Bárbara Corcelli.


#meditação #equilibriointerior #pazinterior #saúdemental

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo