Como posso praticar a Meditação?

Se sabe que a consciência apresenta diferentes níveis e estados, como além daquele que mais conhecemos, sendo o estado de vigília. É possível, de forma consciente e proposital, alcançar um estado modificado e superior, o qual apresenta uma expansão de consciência, um encontro com a potencialidade interior e uma sabedoria maior.

       Uma das formas para se alcançar esse diferente estado de consciência é a prática da meditação. Apesar de ter como técnica sua maior força no Oriente, não é possível falar sobre uma descoberta datada e específica, mas podemos confirmar sobre um estado que foi ganho desde os primórdios de maneira natural. Provavelmente, no inicio da humanidade e quando se era necessário a caça, por exemplo, o homem encontrava-se em transformação extática, sendo necessário silenciar a mente e alcançar um estado alterado de consciência para que esta fosse realizada com sucesso; e no desenvolvimento da humanidade, quando surgiram as civilizações, em alguma ocasião se foi notado por nossos ancestrais como alcançar essa alteração da consciência de forma proposital.

       Deste modo, diferente do que se muito acredita, a meditação não surgiu dentro de um ritual, religião ou crença. Essa prática é sim utilizada por estes, mas não são necessariamente destes. Contudo, não é preciso de rituais, artefatos, imagens ou gurus, não é necessário um local sagrado ou específico para a prática; ela é simples e natural do ser humano. Por fim, a meditação é a arte da respiração e a alteração do estado de consciência, traz ao homem o equilíbrio interior e atenção ao estado presente.

       Em relação aos benefícios dessa prática e como a nossa mente e corpo respondem a ela, não citarei aqui, deixei explicado em um outro artigo que você também pode acompanhar Meditação - Um Estilo de Vida.


Como praticar a meditação?

        A meditação pode ser praticada em qualquer momento e local, basta a sua necessidade. Não há um tempo equivalente, assim, por 3 minutos, 5 minutos, 30 minutos ou por 1 hora, não importa; não modifica o benefício que a meditação pode gerar! Tudo depende da sua necessidade e do que você é capaz.

       Passarei aqui uma das maneiras que se pode meditar.

       Para iniciar a meditação é encontrar-se confortável; busque um ambiente tranquilo e que você sabe que não será interrompido. Sente-se em uma cadeira ou no chão, desde que sua postura esteja ereta. Feche os olhos, ou espera da própria vontade, fixando o olhar em algum ponto até que sinta pesar suas pálpebras e por fim, naturalmente estes sejam fechados. Utilize da respiração como âncora da sua meditação, respire duas vezes profundamente e depois deixe sua respiração natural, concentre-se nela. Não force sua respiração, apenas concentre na entrada e saída de ar, observe o movimento que é realizado pelo seu corpo ao respirar e inspirar. Permaneça assim pelo tempo que estipular.Pensamentos irão surgir, deixe que surjam e que vá embora naturalmente, sem julgamento. Nesse movimento, retorne sempre a sua concentração na respiração, assim facilitará com que pensamentos desordenados ou insistentes desapareçam sem muito esforço, julgamento ou frustração. E meditar não é não pensar, quanto mais você forçar para evitar os pensamentos, mais eles aparecerão e ao invés de relaxar, você ficará ainda mais frustrado e ansioso.

      Prontinho, você viu como é simples? Agora só praticar e receber todos os benefícios que essa prática maravilhosa tem a oferecer.


Caso você queira aprender como incluir essa prática tão benéfica em sua vida, entre em contato pelo e-mail barbara.corcelli@gmail.com

ou pelo telefone 11 9 5120 5264.

Aulas de meditação presencial ou online por Bárbara Corcelli.


#meditação #consciência #equilibriointerior #pazinterior

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo