top of page

Burnout Materno - o esgotamento na maternidade

Foto do escritor: Bárbara CorcelliBárbara Corcelli

Atualizado: 4 de fev.


Muitas vezes a tão sonhada maternidade transborda entre os dedos gerando um cenário de grande sofrimento, carregado de culpa e angústia. Através dos dados coletados pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR), você sabia que 30% dos brasileiros são acometidos pelo Burnout e que o Brasil está em segundo lugar no ranking dos países mais adoecidos pelo esgotamento profissional do mundo?

E o que isso tem a ver com a maternidade? Claro que esses índices foram coletados de profissionais afastados de seus trabalhos e/ou que apresentaram um diagnóstico de Síndrome de Burnout, mas quando se fala sobre os trabalhos domésticos envolvendo a maternidade, encontramos um alto número de mães com queixas de exaustão e esgotamento por sua função que além de não remunerada é desvalorizada.


A maternidade vem carregada de exigências sociais, familiares e da própria pessoa. Contando também que essa função vem acompanhada de outras, como o cuidado com a casa e trabalhos externos remunerados.


O Burnout materno expressa o estado de exaustão pelas responsabilidades e demandas da maternidade, o que gera esgotamento físico e emocional, assim como irritabilidade, sentimento de inadequação, baixa autoestima, perda de interesse nas atividades cotidianas e de prazer, isolamento, apatia e nos mais graves, depressão e transtorno de ansiedade. Esse estado pode agravar pela falta de divisão de tarefas, exigências irreais, seja de um familiar ou da própria pessoa, falta de autocuidado, críticas e autocriticas.


  • Quais sintomas podem indicar um Burnout?


Para ser considerado uma síndrome, é necessário o conjunto de diversos sintomas que afetam áreas:

I - Afetivas (e.g. humor depressivo, desesperança, ansiedade);

II - Cognitivas (e.g. dificuldades de concentração, perda de memória);

III - Físicas (e.g. distúrbios gastrintestinais, dores de cabeça, fadiga);

IV - Comportamentais (e.g. ansiedade; condutas de fuga ou evitação);

V - Sociais (e.g. problemas com clientes, colegas e superiores e subalternos);

VI - Atitudinais (e.g. frieza, insensibilidade, distanciamento) e

VII - Organizacionais e do trabalho (e.g. intenção de abandonar o emprego; menor envolvimento com os clientes, o trabalho e a organização).

(Schaufeli & Buunk, 1996)


  • Como prevenir um esgotamento materno?


  • Primeiramente, afastar-se das críticas e exigências inalcançáveis, ter uma boa consciência de que a maternidade é humana e imperfeita.

  • Ter coragem de colocar limites, dividir tarefas e sempre que precisar, pedir ajuda.

  • Quando possível, delegar tarefas para profissionais que poderão oferecer serviços domésticos para aliviar a quantidade de responsabilidades e demandas.

  • Proporcionar-se momentos de autocuidado, no qual você poderá ter um tempo especial para se exercitar ou fazer aquilo que te dá prazer.

  • Se relacionar com outras mães, ter boas trocas e conversas sobre as experiências prazerosas e dolosas da maternidade.

  • Buscar um profissional da saúde como um psicólogo para ajudar nos desafios cotidianos e com questões emocionais.


Lembre-se, você pode isentar-se de qualquer culpa por não dar conta de tudo, isso simplesmente te torna uma humana real.


Para finalizar, deixo uma analogia:

Você consegue mergulhar nas águas e permanecer ali por alguns segundos ou minuto, passando disso, você precisa subir e tomar o folego, pelo contrário as consequências serão negativas e você não poderá fazer nada. Assim é a maternidade, você poderá mergulhar nela quantas vezes for preciso, mas esteja atenta primeiramente em você, para reconhecer os sinais de quando é o momento de emergir e nutrir-se do ar necessário e suficiente para o retorno as tarefas.


  • Se você se identificou com algum destes sintomas ou conhece alguém que está passando por este momento desafiador, procure ajuda de um profissional psicólogo clínico.

Komentar

Tidak Dapat Memuat Komentar
Sepertinya ada masalah teknis. Coba sambungkan kembali atau segarkan halaman.
bottom of page